Ficar na frente da tv ou computador pode trazer desconforto para a visão!

Saúde

Você já deve ter ouvido falar que ficar muito tempo em frente ao computador ou à televisão pode causar danos à visão. No post de hoje nós vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, para acabar de vez com a dúvida e cuidar bem dos seus olhos. Vamos lá?
Segundo oftalmologistas, quando usamos aparelhos eletrônicos como a TV ou o computador, ativamos uma parte do nosso cérebro que impede com que possamos realizar mecanismos autônomos, ou seja, movimentos automáticos. Com isso, o ato de piscar os olhos também é afetado. A gente nem percebe, mas quando estamos em frente à televisão ou computador, nossas piscadas diminuem muito. Isso prejudica os olhos, que precisam estar bem lubrificados sempre. O resultado é um desconforto visual, que pode ir piorando se não adotarmos um hábito simples: o de proporcionar um descanso para a nossa visão. Esse desconforto na visão é o que chamamos de Síndrome da Visão Cansada. Isso mesmo, seus olhos são como seus braços ou suas pernas, eles também cansam e precisam de um tempo para repor as energias! Se você forçar demais a visão ficando por um tempo prologado em frente aos eletrônicos que emitem luz, pode sentir os efeitos como: olho seco, vermelhidão, fadiga, embaçamento e dores de cabeça. Como ninguém gosta de ficar passando dor, nós da Óptica Catarinense trouxemos algumas dicas bem simples que vão fazer com que você cuide bem dos seus olhos e evite a vista cansada. Se liga nessas dicas:

Faça pausas de pelo menos 10 minutos a cada hora de trabalho. Durante essa pausa, procure olhar para um ponto distante, como a paisagem para fora da janela. Isso faz com que os músculos dos seus olhos relaxem, descansando a visão.
Quando estiver em frente ao computador ou assistindo tv, tente piscar mais. A gente sabe que nessa hora vai ser você lutando contra seu cérebro, já que o piscar dos olhos é diminuído automaticamente quando estamos em frente a estes aparelhos. Mas fazendo um esforço, você pega o hábito de não esquecer de piscar! ;)
Diminua o brilho e evite reflexos nas telas dos aparelhos eletrônicos. Evite também assistir TV ou ficar no computador com o ar condicionado ou ventilador ligados próximo a você. Se os aparelhos por si só já ressecam os olhos, imagine como fica com um jato de vento junto. Seus olhos não merecem!
Sabe quando a gente era pequeno e nossas mães diziam “sai de perto da tv, menino!”? Pois é, sua mãe estava certa! Ficar muito perto da tv ou do monitor pode forçar ainda mais a visão. Isso ocorre porque o nosso olho força os músculos como se fosse o zoom de uma lente para que possamos focar os objetos de pertinho.
Outra dica é deixar os aparelhos sempre na linha dos olhos, pois se eles ficarem muito para cima, você terá que levantar a cabeça e consequentemente, vai piscar ainda menos!
Acha difícil se policiar sozinho para mudar os hábitos e cuidar bem da visão? Agora não tem mais desculpa! Você sabia que existe um aplicativo criado exatamente pra te ajudar nessa questão? Isso mesmo, é o “TakeaBreak”, um aplicativo para computadores que gera um alerta ao usuário para a necessidade de fazer uma pausa e descansar a visão. Ah, e nem adianta tentar burlar o app e continuar trabalhando: se você não sair de frente do monitor, ele desliga o aparelho e só liga de volta depois de 10 minutos! Curtiu a ideia e quer experimentar?
Não é tão difícil mudar a atitude no dia a dia e cuidar da saúde dos seus olhos. Você pode optar também por um óculos de grau com lentes antirreflexo, que ajudam a amenizar os sintomas da vista cansada quando você estiver assistindo ou acessando o computador. Assim, você vive melhor e enxerga longe!
Óptica Catarinense,ajudando a cuidar da sua visão!

Óptica Catarinense
Fone 47 | 3367.6130
4ª Avenida, nº 580 - Sala 02
Cep 88330-110 - Balneário Camboriú - SC
optica@opticacatarinense.com.br
By Visual Virtual